O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) vai ficar sem Urgência de Cirurgia Geral desde hoje, segunda-feira, até domingo, 12 de Novembro, entre as 19:00 e as 08:00, enquanto a Urgência de Medicina Interna só vai atender situações pré-triadas ou urgentes.
Em comunicado, o HESE anunciou que os constrangimentos vão incidir na Urgência de Cirurgia Geral aberta ao público, que durante esta semana e naquele período horário, fica “sem atendimento ao exterior”, sendo que apenas os internados terão acesso a Cirurgia Geral.
O outro constrangimento no HESE diz respeito à Urgência de Medicina Interna, a qual “apenas garantirá resposta às situações urgentes e emergentes, a doentes encaminhados pelo CODU/INEM, pela Linha de Saúde 24 ou por outros médicos”.
O HESE justificou que “estes constrangimentos decorrem das declarações de indisponibilidade para realização de trabalho extraordinário, para além das 150 horas/ano obrigatórias por lei, apresentadas pelos médicos das várias especialidades”.
Entre as 08 e as 19 horas, “o Serviço de Urgência Polivalente funcionará como habitualmente”, informou o HESE.
Na mesma nota enviada às redacções, o HESE apela a todos os utentes para que contactem a Linha de Saúde 24 antes de se dirigirem ao Serviço de Urgência, “para que sejam devidamente encaminhados, em função da gravidade do seu quadro clínico”.
De recordar que entre os dias 01 e 03 de novembro, entre as 21:00 e as 09:00, o Serviço de Urgência Pediátrica do hospital eborense funcionou com uma equipa reduzida, constituída por apenas dois médicos, tal como anunciou na altura a unidade hospitalar.