domingo, 25 setembro 2022

O final de tarde da passada segunda-feira, dia 19 de Setembro, foi atribulado no Monte do Lavadouro, no concelho de Estremoz.
 
Um homem, com cerca de 50 anos, tentou matar a companheira, à facada.
 
Segundo aquilo que conseguimos apurar, a vítima, igualmente com cerca de 50 anos, tentava fugir do companheiro, quando foi surpreendida com dois golpes perpetrados por arma branca.
 
A mulher, que se encontrava a viver uma situação de violência doméstica, foi transportada pela viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Estremoz do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para o Hospital do Espírito Santo de Évora, não tendo sequer passado pelo Serviço de Urgências Básicas (SUB) do Centro de Saúde de Estremoz.
 
Segundo informações recolhidas pelo Correio da Manhã, a mulher encontra-se estável.
 
Ainda segundo avança o diário, a arma do crime já foi encontrada e o agressor foi detido.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar, quer a vítima, quer o agressor, são oriundos do leste da Europa, residindo em Estremoz há já vários anos.
Modificado em terça, 20 setembro 2022 11:41

Na sequência de uma parceria entre o Município de Estremoz, o Contrato Local de Desenvolvimento Social - ConstruímozCLDS 4G Estremoz, o Centro de Saúde de Estremoz, a Equipa para a Prevenção da Violência em Adultos (EPVA) e a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Estremoz, realiza-se nos próximos dias 30 de Setembro (sexta-feira) e 1 de Outubro (sábado), no Parque de Feiras e Exposições da cidade de Estremoz, a I Feira “Estremoz + Sénior”.
 
Segundo a autarquia estremocense, a I Feira “Estremoz + Sénior” “surge como uma oportunidade de proporcionar aos seniores, dois dias de diversas actividades e espectáculos que promovam o convívio e o entretenimento”.
 
Em nota de imprensa enviada às redacções, a edilidade liderada por José Daniel Sádio salienta ainda que “a importância desta iniciativa prende-se com a necessidade de divulgar a forte motivação das entidades que se envolveram em melhorar a qualidade de vida dos seniores, bem como a sua integração em actividades que promovam o seu bem-estar e a sua autonomia”.
 
O Município de Estremoz espera que esta iniciativa “possa contribuir para o reforço da solidariedade e coesão social através do convívio intergeracional e da reflexão dos principais problemas que afectam os nossos seniores”.
 
Ardina do Alentejo apresenta-lhe em seguida o programa completo da I Feira “Estremoz + Sénior”.
 
PROGRAMA
30 de Setembro (sexta-feira)
14 horas - Sessão de Abertura, com as intervenções de:
| Presidente da CM Estremoz – José Daniel Sádio
| Vice-Presidente da CM Estremoz – Sónia Caldeira
| Representante do CLDS 4G
| Representante do Centro de Saúde de Estremoz,
|EPVA e UCC
15 horas -  Recepção aos alunos da Academia Sénior de Estremoz (ASE)
| Actuação do Grupo de Dança “Happy Life” da ASE
| Actuação do Grupo de Revista da ASE
15:30 horas - Visita à Feira
16 horas - Baile “Idade de Ouro”, pela Banda de Metais da Polícia de Segurança Pública (PSP)
18 horas - Encerramento da Feira com "Dança TIK TOK"
 
1 de Outubro (sábado)
Mercado TradicionalRossio Marquês de Pombal
10 horas - Acção de Sensibilização, "Prevenção de Violência no Idoso".
Distribuição de folhetos informativos pelo Centro de Saúde de Estremoz, Equipa para a  Prevenção da Violência em Adultos e Unidade de Cuidados na Comunidade.
10:30 horas - Dança e Jogos Tradicionais (dinamização pelo Sector de Desporto do Município de Estremoz)
Parque de Feiras
14 horas - Abertura da Feira
15 horas - Concurso “O Preço Certo, Estremoz + Sénior”
16:30 - Actuação do Grupo “Os Garridos”
18 horas - Encerramento da Feira com concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana
 
Actividades permanentes durante a feira:
Stands de empresas e instituições com serviços direccionados para a 3ª Idade, Exposições e Workshops de olaria tradicional e azulejo.
Modificado em domingo, 18 setembro 2022 23:57

No próximo domingo, dia 25 de Setembro, pelas 09 horas, realiza-se mais uma Caminhada Solidária dos Bombeiros Voluntários de Estremoz.
 
As inscrições para esta terceira edição da Caminhada Solidária dos “Soldados da Paz” estremocenses realizam-se no quartel dos Bombeiros Voluntários de Estremoz e têm um custo de apenas seis euros.
 
As primeiras 200 inscrições terão direito a uma camisola, numa oferta de um dos patrocinadores do Ardina do Alentejo, a Agência Funerária Atalho & Filhos, Lda., que se associou desde a primeira hora a esta caminhada dos "Soldados da Paz" estremocenses, e da empresa estremocense H & J Barradas, Lda.
 
Os bombeiros estremocenses prometem, no final dos seis quilómetros da caminhada, muita animação musical, uns passos de zumba, surpresas variadas e ainda porco no espeto, para repor calorias.
 
Para mais informações, devem todos os interessados contactar os Bombeiros Voluntários de Estremoz através do telefone 268 337 360 ou pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
 
A 3ª Caminhada Solidária dos Bombeiros Voluntários de Estremoz conta com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, da Esquadra de Estremoz da Polícia de Segurança Pública, da Agência Funerária Atalho & Filhos, Lda e da Centrauto – H & J Barradas, Lda.
Modificado em segunda, 19 setembro 2022 22:06

Através da Unidade Local de Investigação Criminal (ULIC) de Évora, a Polícia Judiciária procedeu à localização e detenção de dois indivíduos, com 38 e 39 anos de idade, por fortes indícios da prática em coautoria de um crime de homicídio qualificado na forma tentada com recurso a arma branca, no concelho de Estremoz, mais concretamente na freguesia de São Lourenço de Mamporcão.
 
Em comunicado, a PJ refere que “a vítima”, um cidadão de nacionalidade brasileira, com 30 anos de idade, “sofreu pelo menos sete golpes corto-perfurantes, que o atingiram nas zonas abdominal, torácica, cervical e auricular direita, permanecendo ainda em internamento hospitalar”.
 
Ainda segundo a PJ refere na mesma nota, “os actos delituosos ocorreram no final do dia 1 de Setembro”, tal como o Ardina do Alentejo aqui tinha noticiado, em primeira mão, “na sequência de discussão por motivos fúteis, no interior da residência que todos partilhavam, tendo os suspeitos encetado de imediato fuga, para parte incerta”.
 
Os suspeitos, “após a realização de diversas diligências” e, com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), “foram localizados no Aeroporto de Lisboa”, indicou a PJ.
 
Os detidos serão no dia de hoje, terça-feira, 6 de Setembro, presentes a primeiro interrogatório judicial, a fim de lhes serem aplicadas as medidas de coação consideradas adequadas.
 
 
Modificado em terça, 06 setembro 2022 15:35

Uma colisão rodoviária entre um pesado de mercadorias e um ligeiro de passageiros, ocorrida na tarde desta segunda-feira, dia 5 de Setembro, ao quilómetro 94 da Auto-Estrada 6 (A6), junto a Évora Monte, no concelho de Estremoz, provocou dois feridos leves.
 
Segundo informações recolhidas pelo Ardina do Alentejo junto do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora, o alerta para esta ocorrência foi dado pelas 16:01 horas.
 
No local do sinistro estiveram 15 operacionais, entre elementos dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Brisa, auxiliados por sete viaturas, incluindo a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Estremoz.
Modificado em segunda, 05 setembro 2022 17:21

Passavam poucos minutos das 22:30 horas da passada quinta-feira, dia 1 de Setembro, quando deu entrada no Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Estremoz, um cidadão, de nacionalidade brasileira, com diversos golpes desferidos por uma arma branca.
 
A vítima, que deu entrada no SUB pelo seu próprio pé, encontrava-se acompanhada por outros cidadãos da mesma nacionalidade.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar, uma rixa ocorrida na freguesia de São Lourenço de Mamporcão, no concelho de Estremoz, poderá estar na base dos ferimentos apresentados pelo indivíduo.
 
Depois de comunicada, pelo Centro de Saúde de Estremoz, a ocorrência à Polícia de Segurança Pública (PSP), esta força de segurança deslocou-se até à unidade hospitalar, tendo depois sido chamada a Guarda Nacional Republicana (GNR).
 
A vítima, com 30 anos, foi encaminhado para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), em estado considerado grave.
 
A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o caso. Os agressores encontram-se em fuga.
 
Modificado em segunda, 05 setembro 2022 16:32

No âmbito do seu plano de actividades, o Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes vai realizar um passeio a Marvão, estando já abertas, na sede do Núcleo, as respectivas inscrições.
 
O passeio “Venha Descobrir Marvão” acontecerá no dia 9 de Setembro, e contemplará, para além de uma visita pelas magníficas ruas da vila raiana do distrito de Portalegre, e pelo almoço, um passeio até à cidade romana de Ammaia.
 
As inscrições, que são limitadas, devem ser efectuadas pela massa associativa do Núcleo, até ao dia 6 de Setembro.
Modificado em quinta, 01 setembro 2022 00:41

E após dois anos de ausência, impostos pela pandemia de Covid-19, a família “trolariana” vai voltar a reunir-se.
 
No próximo sábado, dia 03 de Setembro, e de forma a recordar os bons velhos tempos vividos na discoteca estremocense Tró-Laró, espaço de diversão que marcou a região nos anos 80, o espaço do Salto de Cavalo, no Castelo de Estremoz, recebe a 11ª edição de um evento que é uma referência na noite estremocense e que já faz parte da agenda de compromissos de muitos que conheceram o antigo espaço localizado na Avenida 9 de Abril, em Estremoz.
 
Ardina do Alentejo esteve à conversa com João Sousa, um dos organizadores do Revive Tró-Laró, que nos falou sobre as novidades da edição de 2022, das saudades da organização do evento e da expectativa com que está para a noite em que as músicas dos anos 80 e o convívio entre “quarentões e não só” voltam a estar de mãos dadas.
 
Ardina do Alentejo – Já tinham saudades da azáfama da organização do Revive Tró-Laró?
João Sousa (JS) – Saudades de tudo! Da preparação, das pessoas, do ambiente e, comum a todos, a falta que fez a todos nós os dois anos em que estivemos impedidos de diversão na nossa terra, pela pandemia para a qual nenhum de nós estava preparado.
 

A próxima, a que está a chegar será sempre a melhor de todas, mas é algo que depende sempre muito dos nossos Trolarianos, são eles que dão a qualidade e o divertimento à festa. Divirtam-se e sejam todos felizes.

Ardina do Alentejo – Quais são as grandes novidades da edição de 2022?
JS – Novidades… Desde logo a tentativa de fazer o que a sociedade tem de fazer cada vez mais nos tempos que correm: a sustentabilidade e a protecção do ambiente, com o uso cada vez mais de copos reutilizáveis. Depois, a ligação às Festas da Cidade e o apoio monetário entregue à Paróquia de Santo André, que organiza as festas. E voltamos a associar o Passeio de Automóveis Clássicos durante o dia de sábado e conseguimos manter o nosso DJ "residente" Jay Lion.
 
Ardina do Alentejo – Vai ser esta a melhor edição de sempre?
JS – A próxima, a que está a chegar será sempre a melhor de todas, mas é algo que depende sempre muito dos nossos Trolarianos, são eles que dão a qualidade e o divertimento à festa. Divirtam-se e sejam todos felizes.
 
A música, que vai durar até o sol raiar, volta a estar a cargo do DJ Jay Lion.
 
As pulseiras para o Revive Tró-Laró 2022 podem ser adquiridas na Mercearia Gadanha, no Restaurante Alecrim, no Restaurante Adega do Zaías e no Bar City Caffé.
 
A 11ª edição do Revive Tró-Laró conta com a colaboração da Câmara Municipal de Estremoz e do RC3 - Regimento de Cavalaria nº 3.
Modificado em quarta, 31 agosto 2022 16:53

O Protocolo de Colaboração entre o Exército Português e o Município de Estremoz, tendo como objectivo a criação de uma “Colecção Visitável Militar” nas instalações do Regimento de Cavalaria nº 3, foi assinado no dia de ontem, quarta-feira, 24 de Agosto, nos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, e pelo Comandante do RC3, Coronel José Peralta Pimenta.
 
Em nota de imprensa enviada à nossa redacção, a autarquia estremocense confirma que “através do protocolo”, o Município de Estremoz compromete-se a “executar os trabalhos necessários para a criação de uma exposição condigna”, por administração directa ou através de procedimento ao abrigo do Código dos Contratos Públicos, e ainda “suportar os respectivos custos, entregar a obra ao RC3 de forma graciosa e assumir todas as responsabilidades inerentes à execução da obra”.
 
Na mesma nota é ainda referido que ao RC3 compete “gerir a “Colecção Visitável Militar” e permitir, de forma gratuita, o acesso aos munícipes de Estremoz”, para além de “proceder à elaboração do projecto de obra e assumir a responsabilidade pelas obras de conservação e manutenção do espaço”.
 
O valor estimado das obras é de 29.900,00€ (vinte e nove mil e novecentos euros) a que acresce o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor.
 
Segundo ainda a autarquia estremocense, esta intervenção “reveste-se de manifesto interesse cultural”.
Modificado em quinta, 25 agosto 2022 17:48