quinta, 16 setembro 2021

A Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Município de Estremoz convidam a população para um Rastreio de Cancro da Mama, que se realizará até ao dia 13 de Dezembro, junto ao Centro de Saúde da cidade estremocense.
 
O rastreio no concelho de Estremoz, que acontece em estreita colaboração e com o apoio da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Autoridades de Saúde Pública, nomeadamente a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Estremoz, decorrerá de segunda a quinta-feira, entre as 9 e as 13 horas e entre as 14 e as 17:30, e sexta-feira, apenas no período da manhã, entre as 9 e as 13 horas.
 
Simples e gratuito, o exame é realizado numa Unidade Móvel de Rastreio. Para mais informações e marcação, devem os interessados contactar o 245 009 299 ou o 915 999 890.
 
Sensível à eventual falta de transporte por parte das utentes das freguesias convocadas para o Rastreio de Cancro da Mama, o Município de Estremoz disponibiliza transporte, sendo necessário que as pessoas interessadas em usufruir deste benefício, se dirijam à respectiva Junta de Freguesia para fazer a sua inscrição.
 
Porque prevenir faz toda a diferença, a Câmara Municipal de Estremoz apela a que aceite este convite!
Modificado em quinta, 16 setembro 2021 01:55

Às 50 entidades artísticas anunciadas no final de Agosto, juntam-se agora 31 novos teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais que vão integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).
 
De Norte a Sul do país, passam a ser 81 as entidades artísticas que vão passar a funcionar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada.
 
Das 89 entidades que submeteram os seus pedidos de credenciação, 81 foram seleccionadas, sendo que dos restantes oito pedidos, cinco estão em fase de audiência para apresentação de novos contributos para a decisão final, que acontecerá até dia 4 de Outubro deste ano.
 
Com a divulgação destas 31 novas entidades artísticas que integram a RTCP, a região Alentejo passa a ter 11 teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais a trabalhar em rede. A juntar aos seis espaços anunciados em final de Agosto, e que pode conhecer aqui, surgem agora na RTCP, o Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, o Teatro Garcia de Resende, em Évora, o Auditório do Centro Cultural de Arronches, o Auditório Municipal de Portel, e o espaço Musibéria, em Serpa.
 
Entre os 31 equipamentos culturais agora divulgados estão espaços emblemáticos como o Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, nos Açores, o Teatro das Figuras, em Faro, o Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, o Theatro Gil Vicente, em Barcelos, o Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, e o TEMPOTeatro Municipal de Portimão.
 
Estes equipamentos têm agora, de acordo com a Portaria n.º 106/2021, de 25 de Maio, a possibilidade de se candidatarem ao concurso de apoio à programação da RTCP, apoio esse que chegou a estar agendado para 27 de Setembro, mas que só abrirá a 09 de Outubro.
 
A adesão à rede foi feita de forma voluntária e sob o compromisso dos equipamentos credenciados cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados.
 
A RTCP representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, que procurará atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal.
Modificado em quarta, 15 setembro 2021 11:53

Em colaboração com a Rádio Despertar Voz de Estremoz, iremos publicar no nosso portal de informação, o áudio de todos os debates incluídos no Especial Autárquicas 2021 da estação emissora estremocense.
 
Na passada segunda-feira, dia 13 de Setembro, teve lugar na antena da Rádio Despertar mais um dos debates dedicados às freguesias do concelho de Estremoz. No debate com os candidatos à Junta de Freguesia de Veiros, marcaram presença em estúdio os cabeças de lista de duas das cinco forças políticas concorrentes à freguesia: Domingos Cunha, do MiETZMovimento Independente por Estremoz, e Ana Basaloco, do PSPartido SocialistaLuís Chagas, número dois da lista da coligação NEPENova Esperança para Estremoz (MPT/Aliança/RIR) marcou presença no debate em representação do cabeça de lista, Carlos Rosado.
 
João Carapeto, cabeça de lista da CDUColigação Democrática Unitária (PCP/PEV), e Rosinda Ferreira, cabeça de lista do Nós, Cidadãos! não marcaram presença neste debate, nem se fizeram representar por qualquer outro elemento da lista por si encabeçada.
 
A Junta de Freguesia de Veiros é actualmente liderada por Domingos Cunha, do MiETZ, que se recandidata a um segundo mandato à frente dos destinos de uma das mais importantes freguesias do concelho estremocense.
 
O Especial Autárquicas 2021 é conduzido pelo jornalista José Lameiras.

 

Modificado em quarta, 15 setembro 2021 11:59

Em colaboração com a Rádio Despertar Voz de Estremoz, iremos publicar no nosso portal de informação, o áudio de todos os debates incluídos no Especial Autárquicas 2021 da estação emissora estremocense.
 
Na passada terça-feira, dia 07 de Setembro, teve lugar na antena da Rádio Despertar mais um dos debates dedicados às freguesias do concelho estremocense. No debate com os candidatos à Junta de Freguesia de Arcos, marcaram presença em estúdio os cabeças de lista das três forças políticas concorrentes à freguesia: António Broa, do MIPAMais Independência Por Arcos, Luís Frade, do Nós, Cidadãos! e Luís Russo, da CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV).
 
A Junta de Freguesia de Arcos é actualmente liderada por Vera Rocha, do MIPA, que não se recandidata nestas eleições autárquicas, fazendo, no entanto, parte da lista do MIPA, em terceiro lugar.
 
O Especial Autárquicas 2021 é conduzido pelo jornalista José Lameiras.

 

Modificado em quarta, 15 setembro 2021 12:04

Em colaboração com a Rádio Despertar Voz de Estremoz, iremos publicar no nosso portal de informação, o áudio de todos os debates incluídos no Especial Autárquicas 2021 da estação emissora estremocense.
 
Na passada segunda-feira, dia 06 de Setembro, teve lugar na antena da Rádio Despertar mais um dos debates dedicados às freguesias do concelho estremocense. No debate com os candidatos à Junta de Freguesia de Glória, marcaram presença em estúdio os cabeças de lista de duas das quatro forças políticas concorrentes à freguesia: Óscar Fonseca, do JPGJuntos por Glória, e Maria José Fonseca, do PSPartido Socialista.
 
João Manuel Pardal, cabeça de lista da CDUColigação Democrática Unitária (PCP/PEV), e Carlos Vermelho, cabeça de lista da coligação NEPENova Esperança para Estremoz (MPT/Aliança/RIR) não marcaram presença neste debate, nem se fizeram representar por qualquer outro elemento da lista por si encabeçada.
 
A Junta de Freguesia de Glória é actualmente presidida por José Cruz, eleito em 2017 nas listas do PS, mas que em 2021 não se apresenta a votos.
 
O Especial Autárquicas 2021 é conduzido pelo jornalista José Lameiras.

 

Modificado em quinta, 09 setembro 2021 12:57

No ano em que celebra 150 anos de vida, a Sociedade Filarmónica Artística Estremocense, regressa às imediações do Lago do Gadanha, para a realização de mais um concerto.
 
Na noite do próximo sábado, dia 11 de Setembro, a partir das 21:30 horas, junto a um dos mais emblemáticos monumentos da cidade de Estremoz, a Sociedade Filarmónica Artística Estremocense irá celebrar os 150 anos da fundação da banda.
 
Para além de assinalar os 150 anos de vida de uma das mais relevantes colectividades do concelho de Estremoz, este concerto tem ainda como objectivo a apresentação do novo fardamento, oferecido pelo Município de Estremoz, e que representa um investimento camarário no valor total de 12 720,62 euros.
 
Este espectáculo, especial por vários motivos, irá ainda contar com a participação de antigos Maestros, da banda estremocense Dezalinhados e de um grupo de amigos do Orfeão de Estremoz Tomaz Alcaide.
 
Esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Estremoz e da União de Freguesias de Estremoz - Santa Maria e Santo André, e serão cumpridas todas as normas e procedimentos de segurança em vigor, emanados pela Direcção Geral de Saúde.
 
Modificado em quarta, 08 setembro 2021 21:43

Em colaboração com a Rádio Despertar Voz de Estremoz, iremos publicar no nosso portal de informação, o áudio de todos os debates incluídos no Especial Autárquicas 2021 da estação emissora estremocense.
 
Na passada terça-feira, dia 31 de Agosto, teve lugar na antena da Rádio Despertar mais um dos debates dedicados às freguesias do concelho estremocense. No debate com os candidatos à Junta de Freguesia de Évora Monte, marcaram presença em estúdio os cabeças de lista de três das cinco forças políticas concorrentes à freguesia: António Serrano, do VAI - Vossa Alternativa Independente, Almerindo Lino, do Nós, Cidadãos! e Ana Maria Canelas, da coligação Estremoz com futuro (PSD/CDS/PPM).
 
Joaquim Lima, cabeça de lista da CDUColigação Democrática Unitária (PCP/PEV), e Rafael Casa Velha, cabeça de lista do PSPartido Socialista não marcaram presença neste debate, nem se fizeram representar por qualquer outro elemento da lista por si encabeçada.
 
A Junta de Freguesia de Évora Monte é actualmente presidida por António Serrano, eleito em 2017 nas listas do MiETZ - Movimento Independente por Estremoz, e que em 2021 se recandidata a mais um mandato, encabeçando desta feita o VAI – Vossa Alternativa Independente.
 
O Especial Autárquicas 2021 é conduzido pelo jornalista José Lameiras.
 

Modificado em quarta, 08 setembro 2021 15:14
Gravada há longos meses, a mini-série “Pecado” vai finalmente sair da gaveta da TVI, transformando-se numa das apostas de Setembro para a estação de Queluz de Baixo.
 
Em comunicado, o canal confirmou que a série tem “estreia prevista para o final de Setembro”.
 
“Pecado”, cujas gravações decorreram na sua grande maioria em exteriores, tem várias cenas gravadas em Estremoz.  Em outubro de 2020, e durante uma semana, Estremoz, a cidade branca do Alentejo, reviveu o aparato da gravação de um produto televisivo, com a presença de dezenas de pessoas forasteiras, entre técnicos, aderecistas e actores.
 
“Pecado” é uma mini-série, com seis episódios, que pretende reflectir sobre o voto de celibato dos padres e lançar um debate público sobre o tema.
 
O guião foi escrito por Maria João Costa, autora de "Ouro Verde", novela premiada internacionalmente com um Emmy, em 2018.
 
Nos principais papéis da trama, que conta com a presença de diversos figurantes estremocenses e da região, estão Pedro Lamares, que interpreta o “Padre Santiago”, um padre pensante e intelectual, Dalila Carmo, que dá corpo a “Rosa”, uma beata sonsa e mesquinha, Daniela Melchior, que representa a professora primária “Maria”, que descobre o verdadeiro amor pela primeira vez, Lourenço Ortigão que interpreta “Filipe”, um jovem que nasceu com uma carência genética, e Diogo Infante, que é o empresário durão e marialva “Horácio”. 
 
“Pecado”, cuja realização está a cargo de António Borges Correia, conta com um financiamento de 400 mil euros do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual.
 
“Pecado” deverá ser emitida no final da noite de um dos dias de fim de semana.
 

Modificado em quarta, 15 setembro 2021 12:06

No dia 18 de Setembro, pelas 15 horas, no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, vai ter lugar uma acção direcionada para toda a família, sobre Jogos de Tabuleiro, integrada no projecto "Ler e Crescer em Família!".
 
Se queres diversão, jogos e animação neste fim de Verão, com a tua família, seja pai, avô ou irmão, não hesites e faz a tua inscrição.
 
A actividade "Jogos de Tabuleiro", que se realiza no âmbito da RIBAC - Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alentejo Central, é dinamizada por B de Brincar, numa organização da Biblioteca Municipal de Estremoz, e que conta com a CIMAC - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e o Município de Estremoz como parceiros.
 
Sabia que os jogos de tabuleiro são excelentes ferramentas para os seus filhos aprenderem a respeitar regras, a respeitar o outro, a lidar com as emoções e a serem criativos?
 
Para mais informações e inscrições, devem todos os interessados contactar a Biblioteca Municipal de Estremoz, através do número de telefone 268 339 225 ou, em alternativa, pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Modificado em segunda, 06 setembro 2021 03:40