Cerca de um milhar de participantes, entre ginastas e equipas técnicas, marcaram presença no Pavilhão Municipal de Estremoz, no passado sábado, dia 26 de Março, na fase regional do “Gym for Life”, iniciativa que resultou de uma parceria entre a Associação de Ginástica de Lisboa (AGL), a Secção de Dança do Clube Futebol de Estremoz e o Município de Estremoz.
Para além dos participantes, foram muitos aqueles que marcaram presença na cidade branca do Alentejo, no apoio aos seus ginastas e aos seus clubes, e que deram a Estremoz mais cor e mais vida.
José Daniel Sádio, Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, era um homem visivelmente satisfeito no final do “Gym for Life”, altura em que o Ardina do Alentejo falou com o edil estremocense.
Ardina do Alentejo – Que balanço faz do “Gym for Life”, um evento realizado em Estremoz e que juntou a ginástica à dança no Pavilhão Municipal?
José Daniel Sádio – Faço um balanço totalmente positivo.
Foi um evento de grande dimensão, que trouxe ao Pavilhão Municipal de Estremoz, a excelência da ginástica e da dança, com cerca de um milhar de participantes, entre ginastas e equipas técnicas, para além das largas centenas de pessoas que vieram a Estremoz, que para além de poderem assistir ao brilhantismo dos atletas da zona sul e da excelência da prática, no caso de clubes filiados na Associação de Ginástica de Lisboa, onde também estão inseridos os clubes de Estremoz, com várias menções ouro, o que é notável, puderam visitar Estremoz e conhecer Estremoz.
A ideia foi, através de um grande evento desportivo, podermos mostrar aquilo que nós somos e aquilo que nós temos: simpatia e saber receber, e um potencial tremendo ao nível do turismo, da restauração, dos museus, do património… Foi mostrar Estremoz a todas aquelas pessoas que vieram até nós, e por isso, o balanço é muito positivo, muito mesmo.
Ardina do Alentejo – São este tipo de eventos que colocam Estremoz no mapa?
JDS – Sim. A estratégia que nós temos definida em termos de visibilidade e de atractividade de Estremoz faz com que tenhamos de agarrar em projectos desta dimensão, seja na ginástica, na dança, na cultura, na arte, nas mais variadas vertentes e áreas, porque esta é a prova que Estremoz sabe fazer.
Mas é importante destacar algumas questões que contribuíram para o sucesso deste evento: a generosidade e confiança da Associação de Ginástica de Lisboa, e também, de uma forma muito especial, o Clube Futebol de Estremoz e a sua Secção de Dança e Ginástica, pelo desafio que nos lançaram. E posso dizer que, em tempo recorde, com o empenho total do Desporto da Câmara Municipal, e muito importante, de toda a Câmara Municipal, dos vários sectores, da Logística à Comunicação, de todo o pessoal operacional, que conseguiram transformar o nosso pavilhão num espaço lindíssimo e capacitado para estes eventos, e permitiram que se consumasse este evento, que é uma linha de eventos que temos de manter e começar a cultivar no nosso concelho: grandes eventos, grandes mobilizações, porque nós somos capazes, nós somos tão bons como os outros.
Não posso também deixar de agradecer o empenho e apoio prestado a este evento pela Delegação de Estremoz da Cruz Vermelha Portuguesa, pela Esquadra de Estremoz da Polícia de Segurança Pública e pela Associação Cultural e Desportiva Rota d’Ossa.
Também no final do “Gym for Life” estivemos à conversa com Andreia Galapito, responsável pela Secção de Dança e Ginástica do Clube Futebol de Estremoz.
Ardina do Alentejo – Que balanço faz desta fase regional do “Gym for Life” que decorreu em Estremoz?
Andreia Galapito (AG) – Faço um balanço super positivo. Estou muito orgulhosa de termos conseguido trazer até Estremoz esta iniciativa, um sonho antigo que eu já tinha. Entre ginastas, treinadores e acompanhantes, foram muitas as centenas de pessoas que nos visitaram, e que estiveram em Estremoz.
E não posso estar mais orgulhosa das minhas ginastas, assim como de todos os voluntários que nos ajudaram ao sucesso deste “Gym for Life”, para além da ajuda que tivemos dos nossos patrocinadores.
Não posso também esquecer a confiança que a Associação Ginástica de Lisboa (AGL) depositou em nós, e a forma como a Câmara Municipal de Estremoz acreditou em nós e na nossa capacidade de podermos trazer até à nossa cidade uma organização com esta dimensão. O apoio do Município e de toda a estrutura da autarquia foi fundamental.
Ardina do Alentejo – Cansada mas muito satisfeita…
AG – Cansada, mas muitíssimo satisfeita. Foram muitos dias e muitas horas a trabalhar para que o “Gym for Life” fosse um sucesso e para que tudo corresse bem. Deu muito trabalho, mas valeu muito a pena. Mas sem trabalho e dedicação, nada se faz!
Feito o balanço final, no “Gym for Life” Regional realizado em Estremoz, foram entregues pelas 45 classes participantes em representação de 21 clubes, 9 Menções Ouro, 29 Menções Prata e 7 Menções Bronze.
Ardina do Alentejo apresenta-lhe de seguida as classes participantes em representação dos 21 clubes presentes na fase regional do "Gym for Life" e as respectivas menções conquistadas.
Clube Futebol de Estremoz – Mini-Traquinas – Prata
Clube Futebol de Estremoz – Traquinas – Prata
Clube Futebol de Estremoz – All Star – Prata
Clube Atlético de Queluz – Miúdas – Prata
Associação Desportiva Parque das Nações – Akaris – Ouro
Clube Atlético de Queluz – Ponchitas – Bronze
Clube Atlético de Queluz – LX Skippers II – Bronze
Sociedade Musical Sportiva Alvidense – Alvide Acro Gym – Prata
Sport Lisboa e Benfica – Mixstica – Ouro
Clube Atlético de Queluz – Velutti – Prata
Hóquei Clube da Lourinhã – Acrogym Enigmas – Prata
Clube Atlético de Queluz – Mitos – Prata
Clube Atlético de Alvalade – Acroteam Representação – Prata
Clube Atlético de Queluz – MixUp – Prata
Colégio Valsassina – Classe Especial – Bronze
Associação QE – Uma Nova Linguagem, IPSS – Projecto Gym é QE – Ouro
Sociedade Euterpe Alhandrense – Euterpe Team – Prata
Sporting Clube de Portugal – Acrobática Iniciação – Prata
Clube Desportivo da Escola Secundária da Ramada – Representação - Ouro
Clube Desportivo e Recreativo “Os Vinhais” – Geckoes - Prata
Sport Lisboa e Benfica – Silhuetas – Prata
Sporting Clube de Portugal – Acrobática Desenvolvimento – Prata
Centro Desportivo Cultural e Recreativo Moinhos da Funcheira – Acrodance - Prata
Ginásio Clube Português – Atitudes – Ouro
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Wolves – Prata
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Linces – Ouro
Ginásio Clube Português – Mimanu – Ouro
Colégio Integrado Monte Maior – Shadows – Prata
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Kangurus – Prata
Espaço da Semente Clube Desportivo – Spaceteam – Prata
Espaço da Semente Clube Desportivo – Nexteam – Prata
Colégio Integrado Monte Maior – Fénix – Prata
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Eagles & Kites – Bronze
Futebol Clube de Alverca – Sanuzah – Ouro
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Coyotes – Bronze
Espaço da Semente Clube Desportivo – Sementinhas – Prata
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Gralhas – Prata
Sport Algés e Dafundo – AcroTop – Prata
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Panthers – Bronze
Sport Algés e Dafundo – Seglas – Prata
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Quokkas - Prata
Sport Algés e Dafundo – Gymnalgés – Prata
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Chitas – Prata
GimnoAnima – Associação Desportiva de Sintra – Ginástica de Grupo II – Bronze
Clube Desportivo da Escola Secundária Miguel Torga – Fox – Ouro