domingo, 26 maio 2019
No passado dia 10 de Maio, o azar bateu à porta dos Bombeiros Voluntários de Estremoz.
 
Um curto-circuito na zona do motor de uma ambulância de transporte de doentes não urgentes, quando esta circulava em plena auto-estrada, provocou danos severos no veículo dos Soldados da Paz estremocenses.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar, o fogo foi rapidamente extinto pelos tripulantes, mas o nível de destruição no motor foi de tal ordem que inviabiliza, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista económico, a sua recuperação.
 
Esta viatura de transporte, que na altura do sinistro não transportava doentes, havia sido doada pelo Município de Estremoz à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estremoz há cerca de 20 anos e totalizava quase 900 mil quilómetros. Mesmo com este registo de quilómetros e com esta antiguidade, como frisa a corporação, "a viatura estava perfeitamente operacional e previa-se que tivesse ainda alguns anos de vida útil".
 
A corporação estremocense está agora a solicitar apoio financeiro para "substituir rapidamente" esta viatura, mas garante que, apesar do contratempo, “o socorro pronto e eficaz a quem dele necessite” está assegurado. 
Modificado em quarta, 22 maio 2019 02:51
Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Francisco Ramos, pelo Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo - CCDR Alentejo, Roberto Grilo, pela Vice-Presidente da autarquia estremocense, Sílvia Dias, e pela Vereadora do Município de Estremoz, Márcia Oliveira, para além de vários elementos da CCDR e da edilidade estremocense, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque, esteve em Estremoz, na manhã do dia de hoje, terça-feira, 21 de Maio.
 
Esta visita à cidade branca do Alentejo deu início a uma série de visitas a vários projectos apoiados por fundos europeus, na região do Alentejo.
 
Em Estremoz, Maria do Céu Albuquerque visitou a obra de Reabilitação e Requalificação das Portas dos Currais e Muralhas Adjacentes, que se encontra a decorrer e que representa um investimento total de 846.622,70€, alvo de uma candidatura elaborada no âmbito do Aviso ALT20-14-2016-11 – Património Natural e Cultural do Alentejo 2020, comparticipada a 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar, estas visitas foram organizadas em estreita  colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. 
 
Depois de Estremoz, Maria do Céu Albuquerque seguiu para Évora, onde visitou a Igreja da Misericórdia, que foi alvo de um projecto de valorização do património, Viana do Alentejo, com passagem pelo Santuário de Nossa Senhora de Aires, que recebeu trabalhos de conservação, requalificação e musealização, Alvito, onde os fundos europeus financiaram a construção de uma creche, e Beja, onde ficou a conhecer os Cursos Técnicos Superiores Profissionais do Instituto Politécnico de Beja e o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo.
Modificado em terça, 21 maio 2019 18:35
Desde o passado dia 20 de Maio, que estão abertas, no Posto de Turismo de Estremoz, as inscrições para a Marcha Juvenil do Município de Estremoz. e prolongam-se até ao dia 5 de junho
 
Tal como nos anos anteriores é intenção do Município de Estremoz marcar presença na edição de 2019 das Marchas Populares em Estremoz, com uma Marcha Juvenil, como sempre subordinada ao tema "Estremoz tem mais encanto".
 
As Marchas Populares em Estremoz realizam-se no próximo dia 22 de Junho, na Praça de Touros da cidade. Trata-se de uma iniciativa popular que se tem revelado um verdadeiro sucesso, tendo mobilizado nas edições anteriores centenas de pessoas, entre público e marchantes, numa organização da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.
 
As inscrições para a Marcha Juvenil do Município de Estremoz prolongam-se até ao dia 5 de Junho.
 
Modificado em terça, 21 maio 2019 12:31

Estremoz Bike 2019 - Em Direto

domingo, 19 maio 2019 00:36
Hoje é dia de Estremoz Bike, uma das provas de BTT mais concorridas a Sul do Tejo, e que traz a Estremoz, para além de mais de 600 participantes, muitos acompanhantes e pessoal de apoio das equipas.
 
Por terras estremocenses existirão desafios para todos os gostos, com percursos onde será possível desbravar os trilhos da Serra D'Ossa e ligar os castelos de Estremoz e Évora Monte numa aventura épica de BTT.
 
Estremoz Bike é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz, das Associações Rota D'Ossa e Sobe e Desce Team, e de várias entidades locais.
 
O ARDINA DO ALENTEJO não podia ficar de fora de tão importante evento na cidade de Estremoz. Acompanhe em baixo todas as incidências da prova que conta com o nosso site como Media Partner oficial.
 
 

Modificado em domingo, 19 maio 2019 00:58

Tentativa de burla em Estremoz

quinta, 16 maio 2019 21:37
Na manhã de hoje, dia 16 de Maio, a estremocense Rosa Severo viveu uma situação que, como a próprio referiu, “achava que só acontecia aos outros...
 
Depois de se ter deslocado a uma superfície comercial da cidade de Estremoz, e assim que chegou a casa, esta professora aposentada foi abordada por um individuo, referindo que a mesma lhe tinha batido no carro. Tendo a noção de que tal situação não correspondia à verdade, Rosa Severo falou com o homem,  que aparentava ter entre os 20 e os 30 anos, de constituição magra, e estatura média baixa, que logo lhe apresentou uma proposta: em troca de 80 euros não seria necessário recorrer às autoridades, a situação ficaria resolvida e posteriormente o individuo mandava reparar o carro.
 
Quando Rosa Severo mencionou que não tinha esse montante de dinheiro na sua posse, a proposta foi de se deslocarem os dois ao Multibanco.
 
Após o arrastar da conversa com o alegado burlão, chega ao local a filha de Rosa Severo, que logo se apercebeu que algo não estava bem. Mesmo apesar da presença da filha de Rosa Severo, o individuo manteve a sua versão história.
 
De imediato, esta estabelece uma ligação telefónica com o seu marido, militar da Guarda Nacional Republicana (GNR). Quando o homem se apercebe de que quem estava do outro lado da linha era um elemento de uma força de segurança, colocou-se no interior da sua viatura e desapareceu.
 
Rosa Severo ainda conseguiu captar a imagem que aqui reproduzimos, que apesar de desfocada, é possível ver a viatura do alegado burlão.
 
Ao que o Ardina do Alentejo conseguiu apurar, as autoridades, nomeadamente elementos da esquadra de Estremoz da Polícia de Segurança Pública (PSP) já estão a par desta ocorrência.
Modificado em sábado, 18 maio 2019 00:25
Segundo foi adiantado por uma fonte da unidade de saúde, e após mais de oito anos de espera, uma clínica de hemodiálise vai abrir em Julho deste ano em Estremoz , num investimento privado que ronda os 2,5 milhões de euros.
 
Manuel Amoedo, Director Clínico do Centro de Hemodiálise, indicou à LUSA que a unidade, destinada a servir doentes da região, vai abrir após autorização da Administração Regional de Saúde do Alentejo.
 
A abertura desta valência, inexistente no concelho, é aguardada pelos investidores desde 2011, ano em que o edifício ficou construído e com equipamento para começar a funcionar.
 
Manuel Amoedo referiu que a unidade destina-se "a tratar os doentes com insuficiência renal crónica terminal que optem por hemodiálise como terapêutica substituta da função renal".
 
Segundo o responsável, a unidade está equipada com "a mais moderna tecnologia na área da hemodiálise".
 
O material de diálise que vai ser utilizado na clínica foi fornecido pelo Grupo Fresenius Medical Care, adiantou o responsável.
 
De acordo com o clínico, o investimento de cerca de 2,5 milhões de euros inclui a construção do edifício, localizado junto à zona industrial de Estremoz, e o equipamento da clínica.
 
A clínica vai servir sobretudo o concelho de Estremoz e concelhos limítrofes, nomeadamente as zonas a sul de Portalegre e a norte de Évora, entre as quais o concelho de Elvas, indicou Manuel Amoedo.
 
Actualmente, os doentes desta região que necessitam de fazer esta terapêutica têm de se deslocar aos centros de diálise de Évora e Portalegre.
 
De acordo com Manuel Amoedo, a clínica vai diminuir a distância que os doentes desta zona têm de percorrer para fazer o tratamento e descongestionar o centro de diálise de Évora, que "está no limite da sua capacidade".
 
Segundo o responsável, a unidade de Estremoz vai criar entre 10 e 15 postos de trabalho e mais 20 a 25 postos de trabalho em regime de tempo parcial, entre os quais sete médicos e 15 enfermeiros.
 
c/ LUSA
Modificado em quinta, 16 maio 2019 16:22
Realiza-se no próximo dia 25 de Maio, a primeira recolha de sangue do ano de 2019 do Grupo Benévolo de Dadores de Sangue do Centro Social e Paroquial de Santo André de Estremoz.
 
Entre as 9 e as 13 horas, nas instalações da antiga Casa Inglesa, com entrada na Avenida Condessa da Cuba, em Estremoz, espera-se a presença de todos aqueles que queiram doar um pouco de si, para benefício daqueles que mais precisam.
 
Se tiver 18 anos ou 50 quilos de peso, já pode contribuir com a dádiva e a partir das duas doações, o dador tem direito à isenção da taxa moderadora.
 
Hoje pelos outros, amanhã por nós!
Modificado em quarta, 15 maio 2019 02:47
Repetindo a experiência do ano passado, que se revelou um verdadeiro sucesso, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estremoz (AHBVE) vai voltar a organizar uma Caminhada / Corrida, garantindo que a de 2019 ainda será melhor que a de 2018. A II edição deste evento acontecerá a uma segunda-feira, dia 10 de Junho, feriado nacional, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, estando prevista a concentração de todos os participantes pelas 09 horas, no Quartel-Sede dos Soldados da Paz estremocenses.
 
Para participar na Caminhada / Corrida dos Bombeiros Voluntários de Estremoz será necessário efectuar uma inscrição, com o custo de apenas “5 Capacetes”. As inscrições devem ser efectuadas presencialmente no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, via telefone para o número 268337360 ou ainda por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao dia 31 de Maio de 2019.
 
A organização informa que os primeiros 200 inscritos terão direito a uma camisola alusiva ao evento e que no final da Caminhada / Corrida será servida nas instalações da AHBVE uma Sardinhada, estando ainda previstas algumas surpresas, para além da tradicional animação musical e de uma aula de zumba. Até bolo de aniversário está prometido...
 
Esta iniciativa é uma organização da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Estremoz, com o apoio da Câmara Municipal local, da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André) e de diversas empresas locais.
Modificado em quarta, 15 maio 2019 00:56
Deolinda Ramalho sucede a Paula Caeiro e é a nova responsável pelo Serviço de Emprego de Estremoz.
 
Desde o primeiro dia de Maio que Deolinda Ramalho ocupa o cargo de directora-adjunta do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Évora da Delegação Regional do Alentejo, com responsabilidade no Serviço de Emprego de Estremoz, deixando, assim, a coordenação do Núcleo de Gestão do Mercado de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Évora, funções essas que desempenhava desde Junho de 2015.
 
Em declarações ao site ODigital.pt, Arnaldo Frade, Delegado Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional, salientou que as nomeações de Deolinda Ramalho e dos restantes directores-adjuntos acontecem “em regime de substituição”. Adiantou ainda que “a seu tempo serão abertos os concursos nos termos da lei e quem reunir as condições e os requisitos exigidos poderá ser opositor ao concurso, que dará depois lugar a um resultado e a uma nomeação em comissão de serviço daquela que for a pessoa que o júri entenda ter o melhor perfil para a função”. 
Modificado em sábado, 11 maio 2019 18:40