segunda, 30 março 2020
A Delegação de Estremoz da Cruz Vermelha Portuguesa, instituição sempre na linha da frente no apoio ao próximo, neste momento de extrema necessidade apela à sua solidariedade e está a pedir material de protecção individual para fazer face à actual pandemia.
 
A instituição agradece desde já a sua solidariedade, e informa que as entregas podem ser feitas na sede da Delegação de Estremoz da Cruz Vermelha Portuguesa, no Monte Pistola, em Estremoz.
Através de um comunicado enviado às redacções, o Município de Estremoz informa “todos os interessados que, na sequência da declaração de Estado de Emergência em vigor e tendo em conta as medidas de contenção da COVID-19 adoptadas pelo Município de Estremoz, que estão suspensos, por tempo indeterminado e até comunicação em contrário” o secular Mercado Tradicional e a Feira de Velharias, que têm lugar nas manhãs de sábados, no Rossio Marquês de Pombal, e o Mercado de Levante, que tem lugar igualmente aos sábados, nas imediações do Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.
 
Conscientes do impacto social e económico destas medidas de contenção, continuamos a efectuar todas as diligências no sentido de travar a evolução da pandemia no nosso concelho, para bem da saúde da população, pelo que solicitamos a compreensão e colaboração de todos” afirma a autarquia liderada por Francisco Ramos.
 
Esta nota termina apelando “ao distanciamento social, ao recolhimento domiciliário e à adopção de medidas de higienização individual mais frequentes, como principais medidas de propagação do vírus”.
Modificado em quarta, 25 março 2020 11:44
Destinado a todos os alunos do 1º ciclo, encontra-se a decorrer na plataforma +Sucesso Escolar, que pode visitar em https://sucessoescolar.cm-estremoz.pt, o Concurso Municipal "Rainha Ecológica".
 
Neste concurso, a Câmara Municipal de Estremoz desafia todos os alunos a usarem a sua criatividade e imaginação para construírem a emblemática Rainha Santa Isabel, em 3D e com material reciclado.
 
Os alunos/encarregados de educação do 1º Ciclo do Ensino Básico podem submeter fotos do seu trabalho na plataforma +Sucesso Escolar, até ao próximo dia 3 de Abril. O regulamento do concurso está disponível na plataforma, na barra azul, em concursos municipais.
Modificado em terça, 24 março 2020 18:47
A partir do dia de amanhã, terça-feira, dia 24 de Março, a União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), tendo em conta a evolução epidemiológica do Covid-19 no nosso país, as orientações da Direcção-Geral de Saúde e as disposições legais decretadas pelo Governo, vai proceder à aplicação de um desinfectante viricida nas zonas comuns da freguesia, como passeios, caixotes do lixo e caixas do correio.
 
Este produto desinfectante é adequado para o efeito, mas apesar de não oferecer perigo para a saúde pública, a edilidade alerta que deverão ser tomadas precauções relativamente ao contacto com o mesmo, em especial por parte das crianças.
 
Através de uma informação publicada na página oficial da União das Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), na rede social Facebook, é referido que “da responsabilidade da junta serão desinfectadas as zonas de Olival do Cavaco; Passeios até à rotunda da zona norte; Frandina; Casas Novas; Mamporcão; Mártires; Fonte do Imperador e envolvente; Senhora da Conceição".
 
A aplicação deste desinfectante viricida acontece em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz.
Modificado em segunda, 23 março 2020 19:59
A partir das 21 horas de hoje, segunda-feira, dia 23 de Março, a União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão, e tendo em conta a evolução epidemiológica do Covid-19 no nosso país, as orientações da Direcção-Geral de Saúde e as disposições legais decretadas pelo Governo, vai proceder à desinfecção de todos os espaços públicos da União de Freguesias, com um produto desinfectante adequado para o efeito, um viricida, que apesar de não oferecer perigo para a saúde pública, a edilidade alerta que deverão ser tomadas precauções relativamente ao contacto com o mesmo, em especial por parte das crianças.
 
Através de uma informação publicada na página oficial da União de Freguesias, na rede social Facebook, o Presidente da União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estevão, Mariano Dias, agradece que “dentro do possível, as zonas em frente à entrada de habitações, mercearias, cafés, restaurantes, junta de freguesia, e lar de idosos, ficassem libertas de veículos ou outros obstáculos”.
 
A União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estevão salienta que esta intervenção tem o apoio da empresa “Prados e Colinas”, pertencente a Paulo Malhadas, e de Luís Buinho.
 
O viricida foi oferecido pela Câmara Municipal de Estremoz, pela Confraria do Campo e pela Associação de Festas de São Bento do Cortiço.
Modificado em segunda, 23 março 2020 19:20
Através da página oficial do Município de Estremoz na rede social Facebook, o Presidente da autarquia pertencente ao distrito de Évora, Francisco Ramos, dirigiu-se a todos os estremocenses na tarde deste sábado, dia 21 de Março.
 
O edil começa por afirmar que “face à situação actual que o país e o Mundo enfrentam, dirijo-me a todos vós numa nota de sincero reconhecimento pela forma responsável, racional e solidária com que estão a acatar as orientações provenientes das entidades de saúde pública”.
 
Francisco Ramos acrescenta que “agora, mais do que nunca, é pedido que nos mantenhamos fiéis a essas mesmas medidas. Estamos em fase exponencial da curva epidémica e, como tal, é expectável que o número de infectados aumente de dia para dia. Está nas mãos de cada um de nós e, acima de tudo, na nossa consciência, evitar uma subida ainda mais acentuada destes mesmos casos”.
 
Na mesma declaração, o autarca sublinha que “recolher a casa significa proteger. A nós, aos nossos e aos outros também. Significa quebrar cadeias de transmissão e combater a disseminação do agente. Significa bom senso e união, ainda que aqui união signifique distanciamento social”.
 
Francisco Ramos assevera que “em tudo o que for possível, a Câmara Municipal de Estremoz estará presente, em articulação com as entidades e agentes que se assumem na linha da frente, no combate a esta pandemia”.
 
O autarca pede a todos os estremocenses que “não baixemos a guarda, muito menos agora”. Salientando a importância de que “não nos esqueçamos, nunca, pelo que lutamos. Porque a vitória nunca estará perdida se é de batalhas que se vive a vida”.
 
O Presidente da Câmara Municipal de Estremoz termina a sua declaração afirmando que “continuamos a contar com todos”.
Modificado em domingo, 22 março 2020 10:35
Na tarde desta sexta-feira, dia 20 de Março, o Município de Estremoz lançou um comunicado à população, que passamos a transcrever na íntegra.
 
COMUNICADO À POPULAÇÃO
ENCERRAMENTO DOS SERVIÇOS EM VIRTUDE DA DECLARAÇÃO DE ESTADO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19
 
Face à atual situação de pandemia da COVID-19, tendo em conta a Declaração do Estado de Emergência por Sua Excelência O Presidente da República e as medidas adotadas pelo Governo Português para a operacionalização deste Estado de Emergência Nacional, informa-se todos os munícipes que irão ser implementadas as seguintes medidas no funcionamento da Câmara Municipal:
 
1. Suspensão total do atendimento presencial ao público, seja de carácter informativo ou não informativo, promovendo o atendimento com recurso a telefone e correio eletrónico;
 
2. Encerramento de todos os edifícios municipais ao público, mantendo em funcionamento limitado e sem atendimento presencial os seguintes serviços considerados essenciais, no quadro desta situação epidemiológica:
 
a. Gabinete do Presidente da Câmara
 
b. Gabinete de Apoio à Presidência;
 
c. Gabinete da Vice-Presidente da Câmara;
 
d. Gabinete da Vereadora da Cultura, Desporto, Ação Social e Turismo; 
 
e. Sector Administrativo de Serviços Urbanos;
 
f. Sector de Abastecimento de Água e Saneamento Básico;
 
g. Sector de Gestão de Cemitérios;
 
h. Sector de Contabilidade;
 
i. Sector de Tesouraria;
 
j. Sector de Aprovisionamento;
 
k. Gabinete Municipal de Proteção Civil;
 
l. Autoridade Sanitária Veterinária Municipal;
 
m. Sector Administrativo de Obras Particulares;
 
n. Sector Técnico e Administrativo de Apoio a Obras Municipais;
 
o. Sector de Gestão Urbanística, Planeamento de Projeto Municipal;
 
p. Sector de Fiscalização Municipal;
 
q. Sector de Apoio ao Desenvolvimento Educativo.
 
3. A informação acerca dos contactos dos serviços de atendimento ao público não presencial será disponibilizada à entrada e no exterior dos edifícios municipais, bem como na página internet do Município, em www.cm-estremoz.pt; 
 
4. Para contactos telefónicos deverá ser utilizado o número 268339200 e para contactos por correio eletrónico deverá ser utilizado o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
 
5. O pagamento de faturas já emitidas de fornecimento de água e outros serviços deverá ser efetuado preferencialmente por débito bancário, transferência bancária, multibanco ou pagamento de serviços online;
 
6. Caso os munícipes não consigam efetuar o pagamento das faturas nos termos do número anterior e dentro do prazo estipulado nas mesmas, o pagamento poderá ser efetuado presencialmente, apenas em data a definir em função da evolução da situação epidemiológica e da qual se dará conhecimento oportunamente;
 
7. O Cemitério Municipal estará encerrado ao público durante o período de Estado de Emergência, exceto para a realização de funerais, sendo neste caso o acesso limitado a um máximo de 100 pessoas em simultâneo, devendo as mesmas adotar uma atitude de distanciamento social e manter a distância mínima de segurança entre indivíduos;
 
8. As presentes medidas entram em vigor no dia 21/03/2020 e manter-se-ão até ao dia 05/04/2020, podendo este período ser alterado em função da evolução epidemiológica da situação da COVID-19 a nível local, regional e nacional, ou tendo em conta a adoção de outras medidas de contenção por parte do Governo Central, incluindo a eventual prorrogação da Declaração do Estado de Emergência.
Modificado em sábado, 21 março 2020 08:16
Através de um comunicado enviado às redacções, o Município de Estremoz informa que foi criada “uma linha de apoio à aquisição de medicamentos para pessoas sem rede de apoio familiar”.
 
A autarquia revela que “o objectivo é garantir que os grupos de pessoas como idosos, doentes de risco, portadores de doenças crónicas ou que vivam em situação de isolamento não fiquem privados de medicação durante este período de emergência nacional. Para que possam usufruir desta ajuda as pessoas interessadas deverão contactar a Linha de Apoio da Acção Social da Câmara Municipal de Estremoz, pelo telefone 962489395, das 9 às 17:30 horas, cujo sector desenvolverá os mecanismos para fazer chegar às pessoas os respectivos medicamentos”.
 
A edilidade liderada por Francisco Ramos adianta que “esta situação só se iniciará a partir da próxima segunda-feira, de acordo com uma matriz de triagem elaborada para o efeito”.
 
No final do comunicado, o Município de Estremoz apela que “pela sua saúde, pela saúde dos seus familiares e amigos, pela saúde de todos, proteja-se. Fique em casa e saia apenas em caso de extrema necessidade”.
Modificado em sábado, 21 março 2020 07:55
Através de um comunicado enviado às redacções, a Câmara Municipal de Estremoz informa que “numa parceria estabelecida entre o Município de Estremoz, as IPSS do concelho e a loja Pingo Doce de Estremoz foi criada uma linha de apoio que visa facilitar o acesso à aquisição de bens de consumo aos lares de 3.ª idade, CERCI e outras IPSS do concelho que prestam serviço a crianças, jovens e idosos”.
 
A autarquia revela que “organizados numa escala diária, pretende-se que, com a antecedência de dois dias cada instituição envie para a loja a listagem dos produtos de que necessita para ir recolher nos dois dias seguintes, estando estabelecido que, por cada dia só estarão escalonadas duas instituições para fazer os seus pedidos. Esta parceria tem início na próxima semana”.
 
No final do comunicado, o Município de Estremoz agradece “o empenho e disponibilidade com que os gestores das lojas Pingo Doce e Intermarché de Estremoz têm aceite as propostas do Município ao nível do sempre importante apoio social”.
Modificado em sábado, 21 março 2020 07:54