quarta, 18 outubro 2017
Integrado na iniciativa "Mês da Música" irá decorrer, no próximo dia 21 de Outubro, pelas 18 horas, na Igreja dos Congregados, o XXVII Encontro de Coros da Cidade de Estremoz.
 
O espectáculo será composto pelas actuações do Orfeão Tomaz Alcaide, dirigido pelo Maestro José Luís Nabo, do Grupo Coral Stravaganzza, dirigido pelo Maestro Edgar Saramago, do Coral de S. Domingos, dirigido pelo Maestro José Luís Nabo, e do Coro da Sociedade Musical Odivelense, dirigido pelo Maestro Carlos Braz.
 
Este Encontro de Coros, que serve igualmente para assinalar o 87º aniversário do Orfeão Tomaz Alcaide, e cuja organização pertence ao orfeão estremocense, conta com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, da União de Freguesias de Estremoz (Santa Maria e Santo André), da Paróquia de Santo André, da Porta de Santa Catarina Vinhos e do Restaurante Manjar de Estremoz.
Devido ao facto de estar localizado no antigo Convento das Maltezas, entendeu a equipa do Centro Ciência Viva de Estremoz que a realização de um jantar monástico nessas instalações seria uma experiência única que integrando o conceito científico com uma refeição conventual típica dos séc. XVI/XVII numa noite alentejana, poderia reunir todas as condições para se tornar um evento inolvidável.
 
As inscrições, que são limitadas, decorrem até dia 9 de outubro, através da página www.ccvestremoz.uevora.pt/jantar-monastico/. Nesta mesma página poderá encontrar o programa, a ementa e quais as atividades científicas e de animação propostas para mais um “Manjares nos Claustros”.
 
A ciência, a gastronomia, a história, o artesanato e a música auxiliam uma viagem no tempo até ao século XVII, permitindo experienciar como seria, em todo o seu esplendor, um banquete monástico!
 
Esta iniciativa será desenvolvida numa colaboração entre Ad Ruina e o Centro de Ciência Viva de Estremoz, com a participação de inúmeras instituições, públicas e privadas com intuito de envolver as mais diversas forças vivas locais e regionais como sejam, o Município de Estremoz, a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, a Universidade de Évora, o Instituto de Ciências da Terra e a Agência Nacional Ciência Viva.
 
Para mais esclarecimentos sobre esta atividade, deverão os interessados contatar o CCVE através dos telefones 268334285, 968312768, 912165111 ou através do email ccvestremoz(@)uevora.pt.

Estremoz vai viver uma 'Tempestade num copo de água'

Escrito por domingo, 17 setembro 2017 23:00
No próximo dia 30 de Setembro, pelas 21:30 horas, o Teatro Bernardim Ribeiro vai ser palco de uma “Tempestade num copo de água”, provocada por Marina Mota e Carlos Cunha, entre outros.
 
“Tempestade num copo de água” é o nome da nova aposta de Marina Mota Produções. A acção decorre durante um copo de água de um casamento. Através de um sem número de personagens, e de um ritmo constante de entradas e saídas, vamos conhecendo a história de vários casais, de várias idades, que, embora apaixonados, escondem terríveis segredos uns dos outros, mas que durante o copo de água vão sendo revelados.
 
Esta iniciativa, cuja produção pertence a Marina Mota Produções, conta com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz.
 
Para mais informações e reserva de bilhetes, que têm um custo de 15 euros, devem os interessados contactar os Serviços Culturais da Câmara Municipal de Estremoz, pelo 268339216 ou pelo mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou ainda o Posto de Turismo, através do 268339227.

SC Borbense com fim-de-semana em grande

Escrito por quinta, 17 agosto 2017 14:21
O fim-de-semana das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos revela-se de grande actividade para o SC Borbense. Os homens do emblema azul e branco desenvolveram duas iniciativas que prometem animar, e muito, a cidade de Borba.
 
Amanhã, dia 18 de Agosto, a partir das 20:30 horas, realiza-se o 5º Passeio Nocturno de BTT do SC Borbense. Esta prova tem concentração marcada no Parque Desportivo de Borba.
 
No Sábado, dia 19 de Agosto, o convite feito pelo SC Borbense é para “Fazer as Onze” de uma maneira bem diferente. No Bairro 1º de Maio, junto à ex-Escola Primária, a partir das 11 horas, realiza-se uma garraiada. Nesta brincadeira taurina, que conta com o apoio do Município de Borba e dos Bombeiros Voluntários de Borba, será oferecido um porco no espeto, e não faltará a cerveja fresca e o bom vinho da região.
 

Ana Moura regressa a Elvas para novo concerto

Escrito por sábado, 12 agosto 2017 21:33
O Coliseu Comendador Rondão de Almeida, em Elvas, vai voltar a receber um concerto da fadista ribatejana Ana Moura.
 
Ana Moura, que é natural de Coruche, regressa assim a Elvas, depois do concerto que deu na cidade alentejana no passado dia 19 de Março, concerto esse que foi presenciado por cerca de três mil pessoas, e em que Ardina do Alentejo marcou presença e onde fez a reportagem que pode recordar aqui.
 
De relembrar ainda que Ana Moura foi uma das artistas que fez parte do cartaz de espectáculos da FIAPE 2017, tendo actuado em Estremoz, na noite fria de 30 de Abril.
 
No alinhamento deste concerto de Ana Moura, que se realizará no dia 21 de Outubro, certamente que farão parte canções do seu sexto álbum, editado em Portugal em Novembro de 2015 e que inclui temas como “Dia de Folga”, que já conta com mais de sete milhões de visualizações no canal online da artista no You Tube, e “Tens os Olhos de Deus”, tema composto por Pedro Abrunhosa. "Moura", que dá título ao CD é também o título da canção que encerra o disco, com letra do escritor José Eduardo Agualusa e música do artista angolano Toty Sa'Med.
 
Neste concerto, Ana Moura será acompanhada pelos músicos Ângelo Freire (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola), André Moreira (baixo), João Gomes (teclados), Mário Costa (bateria) e Mário Barreiros (guitarra eléctrica).
E já estão nas ruas os cartazes da grande Corrida de Touros comemorativa dos 55 anos de alternativa do cavaleiro tauromáquico estremocense José Maldonado Cortes.
 
Nesta corrida, que se realiza às 22 horas, do próximo dia 1 de Setembro (sexta-feira), para além do homenageado José Maldonado Cortes, que já garantiu que fará as cortesias, estarão em praça os cavaleiros João Moura, Francisco Cortes, Miguel Moura, e o amador Francisco Maldonado Cortes, neto de José Maldonado Cortes, que fará a sua estreia em público na lide de um novilho.
 
As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneados por João Pedro Oliveira, do Grupo de Forcados Amadores de Alter do Chão, capitaneados por Elias Santos, e do Grupo de Forcados Amadores de Monforte, capitaneados por Ricardo Carrilho.
 
Serão lidados nesta nocturna, que marca o regresso da corrida de touros realizada por ocasião das Festas de Setembro às noites de sexta-feira, um curro com seis imponentes toiros e um novilho da Ganadaria Mata O Demo.

Castelo de Arraiolos ganha vida em Agosto

Escrito por terça, 01 agosto 2017 00:12

A Câmara Municipal de Arraiolos, em conjunto com a Junta de Freguesia de Arraiolos, promovem, já a partir de dia 3, o evento “às 5ªs feiras no Castelo”, com o qual se pretende valorizar o Castelo de Arraiolos, através de um protocolo entre estas duas entidades e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com a colaboração da Associação Dupla Personalidade e da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Arraiolos, criando um espaço onde terão lugar a cultura, a arte do cante e da dança.
 
Assim, em cada quinta-feira de Agosto e em cada um dos espectáculos desta iniciativa, partilha-se o fado e a música, o cante e a dança, as vozes e a emoção da música e das canções, num lugar histórico e magnífico como o Castelo de Arraiolos.
 
Dia 3 de Agosto - 21.30 horas: Carlos Leitão e Henrique Leitão - “Fado sobre Fado”
Dia 10 de Agosto - 21.30 horas: Escola de Dança da Casa das Artes - “Aguarela”
Dia 17 de Agosto - 21.30 horas: Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento - “Campaniça do Despique” 
Dia 24 de Agosto - 21.30 horas: Quinteto Jazz de Lisboa - “Tributo a Zeca Afonso”
Dia 31 de Agosto - 21.30 horas: Michel e os Cadernos de Viagem
 
Serões inesquecíveis de Verão, dentro de muralhas com histórias de mais de 700 anos, que a partir desta semana oferecem canções e sentimentos, arte e vontade de estar na bonita terra alentejana.
 
“às 5ªs feiras no Castelo” é um evento promovido e apoiado pela Câmara Municipal de Arraiolos, cuja entrada é livre, e que visa divulgar o concelho enquanto promotor de acções de cariz social e cultural junto dos seus munícipes e de todos os que visitam Arraiolos.
 
No próximo dia 19 de Julho, quarta-feira, a partir das 14 horas, o Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, vai receber o casting para o espectáculo de novo circo “O Tempo perguntou ao Tempo”.
 
A produção deste espectáculo que acontecerá em Estremoz, em data a anunciar, procura neste casting bailarinos e actores amadores, com idades compreendidas entre os 8 e os 80 anos. 
 
As inscrições para participar neste casting podem ser feitas através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , mediante o envio de uma fotografia de rosto, acompanhada de nome e idade. 
 
“O Tempo perguntou ao Tempo” é um espectáculo criado pelo estremocense Miguel Tira-picos e que conta com coreografia de Mónica Alves.
Gravado na sua totalidade na Aldeia de São Gregório, em São Tiago Rio de Moinhos, concelho de Borba, o mais recente videoclip do músico português Tiago Bettencourt, foi publicado no seu canal do You Tube, no passado dia 29 de Julho.
 
Partimos a Pedra”, que já conta com mais de 17 mil visualizações, foi realizado por Marcos Cosmos e produzido por Paulo Portugal, sendo o argumento da responsabilidade do próprio músico. Bruna Magalhães, à semelhança do que aconteceu com “Se me deixasses ser”, volta a ser a personagem principal de um videoclip do ex-Toranja.
 
No videoclip deste “Partimos a Pedra”, que fará parte do novo álbum de Tiago Bettencourt, surge igualmente a actriz Dalila Carmo, ainda que numa breve participação. Os habitantes da Aldeia de São Gregório, embora apenas de passagem, participam igualmente como figurantes neste videoclip de um dos mais talentosos cantautores do país. Miguel Quintas, um dos gémeos que participou no programa da TVI, “Salve-se quem puder”, e que ficaram conhecidos a nível nacional, essencialmente pela sua boa disposição, é o habitante do concelho de Borba com mais tempo de antena em “Partimos a Pedra”.
 

Mais Populares